31 December, 2011

Balanço




[Imagem: 'Web']



(…) O Estado, como a democracia do '25 de Abril', foi obrigado a fabricar uma 'classe média', que não existia, pelo absurdo expediente de empregar no funcionalismo público os bacharéis, que iam saindo de Coimbra sem espécie de habilitação ou de futuro (…)

(…) Não vale a pena falar das consequências da catástrofe: a instabilidade, a ditadura, a miséria. Vale a pena pensar, com melancolia, no fim deste ano de 2011, que o Portugal da democracia não aprendeu nada (…)

[Vasco Pulido Valente, no 'Público']


O ano de todas as vergonhas




[Imagem: 'Edibar']



(…) Só na primeira metade deste ano, mais de 50 mil portugueses pediram residência no Brasil. E multiplicam-se os trabalhadores ilegais. Vistos e burocracia têm sido o grande travão. Arquitectos, engenheiros, gestores parecem dominar (…)

[No 'Público']



(…) 2011 foi um ano marcado por muito frenesim. Austeridade, eleições presidenciais, austeridade, queda do Governo, austeridade, pedido de ajuda externa, austeridade, eleições legislativas, austeridade (…)

[No 'JN']


BD.46 | Zé do Boné* [24]





30 December, 2011

E a equidade, pá?! E as ultrapassagens, pá?!




[Imagem: 'Web']



(…) O Presidente da República promulgou o Orçamento de Estado para 2012 e o diploma foi hoje publicado em Diário da República para poder entrar em vigor no próximo dia 1 (…)

(…) Poucos dias depois de Pedro Passos Coelho anunciar o corte dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e pensionistas, o Presidente da República disse publicamente julgar que o caso constituía uma “violação do princípio básico de equidade fiscal” e que estavam a ser ultrapassados os limites admissíveis nos sacrifícios que se estavam a pedir (…)

[No 'Público']


Segunda pessoa do singular do pretérito imperfeito…




[Imagem: 'Web']



(…) “A equipa de gestão [da EDP] tem tido muito sucesso nos últimos anos, mas no futuro ainda temos de discutir isto [a continuação] com o Governo e com os outros accionistas”, afirmou em conferência de imprensa o presidente da China Three Gorges (CTG), Cao Guangjing (…)

[No 'Público']



(…) "Este é um momento importante para a empresa, para os accionistas e para a economia do país" disse António Mexia durante a cerimónia de assinatura do acordo que dá entrada dos chineses no capital da 'EDP'. O responsável acrescentou que este negócio "representa um exemplo de como a localização de uma empresa em Portugal não é obstáculo quando se faz o melhor e se é competitivo" (…)



Acordos?! Com o Estado?! Era boa, essa!




[Imagem: 'Web']



(…) Os autarcas dos 12 concelhos do distrito de Bragança exigem que o Ministério da Saúde cumpra o contrato assinado em 2008 sobre a dotação da região de um helicóptero do 'INEM', aquando do encerramento do serviço nocturno nos 'SAP' dos centros de saúde na sequência de um acordo com os municípios (…)



Foi-se a 'EDP', e Gaspar ri…



… com dentinhos de rato, olhinhos de chinês e gravatola industrial. Na cor da bandeira chinesa, como convém!




[Imagem: 'JN']



(…) A 'China Three Gorges' assinou esta manhã o acordo para a compra da participação do Estado de 21,35 por cento do capital da eléctrica, por 2,7 mil milhões de euros, tornando-se na maior accionista da empresa (…)



Paulo Macedo 1 – José Silvano 0



Percebe-se a escolha de Paulo Macedo. Guedes Marques, Engenheiro Civil de formação e funcionário da Câmara Municipal de Mirandela, havia sido oportunamente reciclado por José Silvano, seu presidente, em forma de gestor da coisa pública ao ser nomeado administrador do Hospital de Mirandela.

De positivo, por agora, apenas que a administração da ULS/CHNE do Nordeste irá passar de sete para cinco elementos. Demasiados ainda, nos tempos que correm.




[Imagem: 'Web']



(…) Tudo indica que António Marçoa deverá ser nomeado, na próxima semana, presidente da Unidade Local de Saúde [ULS] do Nordeste. Segundo apuramos, o actual vogal da administração do Centro Hospitalar do Nordeste [CHNE] terá sido o nome escolhido pelo Ministro da Saúde, Paulo Macedo, que não aceitou nenhum dos que tinham sido propostos.

Recorde-se que em cima da mesa estava a indicação de Guedes Marques, antigo administrador do hospital de Mirandela, que tinha sido indicado pela Distrital do PSD. Aliás, a conotação política terá sido um dos entraves, numa altura em que o Ministro estava debaixo de fogo devido às nomeações para outras unidades de saúde. Por terra ficou também o nome de Carlos Cadavez, preferido pela ala brigantina da distrital laranja.

António Marçoa é gestor, é uma pessoa da casa, pelo que conhece os dossiers e a sua nomeação não implica grandes alterações (…)



28 December, 2011

Alguém me explique...



... mas muito bem explicado, como se eu fosse burro que nem uma porta, porque diabo está o Governo empenhado em deslocar médicos e outros técnicos de saúde, do litoral para o interior. Se é para depois acontecerem coisas destas, não se entende.

E ainda menos se entende quando a maior parte destas estruturas são novas, acabadas de construir e inaugurar. Aqui pelo Nordeste, para além do Governo, parece que alguém está a brincar com coisas sérias. Muito sérias…




[Imagem: 'Web']



(…) na área de abrangência do ACES Nordeste - 15 centros de saúde do distrito de Bragança e serviços de urgência básica de Mogadouro, Vila Nova de Foz Côa e Macedo de Cavaleiros - são 179 pessoas que vão ficar no desemprego, 123 das quais são auxiliares. Os restantes 56 contratados são administrativos, médicos, técnicos superiores de saúde, fisioterapeutas, radiologistas e outros especialistas (…)

[No 'JN']


27 December, 2011

E porque não 4 de Janeiro?! Ou 5 de Fevereiro?!



Ou, como devem entender-se estas coisas, que de burros também já pouco nos sobra, 'Como passar o Natal e o Ano Novo com o cú ao quente'. O resto, é conversa!




[Imagem: 'Web']



(…) A reunião desta tarde entre o representante dos maquinistas da CP e a administração da transportadora terminou sem acordo. O Sindicato Nacional dos Maquinistas [SMAQ] decidiu manter a greve total já convocada para 1 de Janeiro e as paralisações às horas extraordinárias até ao fim do próximo mês (…)

(…) Segundo a CP, os três dias de greve total do último fim-de-semana e a paralisação no primeiro dia de Janeiro deverão causar prejuízos na ordem dos 2,5 milhões de euros. Entre sexta-feira e as 12h de ontem, foram cancelados 2.702 comboios (…)

[No 'Público']


Compromete-se… Pois, e eu sou o Pai Natal…




[Imagem: 'Web']



(…) O plano de resgate financeiro da Madeira, que envolve um empréstimo cujo valor Alberto João Jardim não quis revelar, implica a transferência da gestão da dívida pública da Madeira para o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, proibindo a região de mais endividamento (…)

(…) O acordo consagra ainda a introdução das taxas moderadoras na saúde e, em substituição das portagens rodoviárias, o governo regional compromete-se a aumentar as taxas do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos [ISP] para valores superiores aos do continente (…)

[No 'Público']


Façam-me a conta, que quero ir embora...



Percentagem do PIB [%]




Dívida Global [Milhões de Euros]




Dívida 'per Capita' [Milhares de Euros]




[Os quadros relativos à dívida global e à dívida 'per capita' incluem apenas os países englobados no primeiro quadro]
[Os gráficos, 'caseiros', foram baseados em dados publicados aqui]


24 December, 2011

A rapariga do soutien azul



Sabe-se agora que rapariga [Mona Eltahawy, de seu nome] brutalmente agredida no Cairo e que ficou conhecida como 'a rapariga do soutien azul', é jornalista e colaboradora, entre outros, do jornal 'The Guardian'. Onde relata, ela própria, o sucedido. Arrepiante.




[Imagem: 'Guardian']



(…) I suffered a broken left arm and right hand. The Egyptian security forces' brutality is always ugly, often random and occasionally poetic. Initially, I assumed my experience was random, but a veteran human rights activist told me they knew exactly who I was and what they were doing to my writing arms when they sent riot police conscripts to that deserted shop. Bashar al-Assad's henchmen stomped on the hands of famed Syrian cartoonist Ali Farzat. Our dictators tailor wounds to suit their victims' occupations (…)

[No 'Guardian']


E 'tendencialmente' gratuito, já agora…




[Imagem: 'Kaos']



(…) O ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou hoje que gostaria que em 2012 todos os portugueses tivessem acesso a um Serviço Nacional de Saúde [SNS] universal e com qualidade (…)

[No 'iOnline']


Cheetah [1932-2011]




[Imagem: 'Web']



(…) El Santuario de Primates de Suncoast en Palm Harbor ha anunciado en su página web que la mona 'Chita', fiel compañera de Tarzán, murió el 24 de diciembre de insuficiencia renal. 'Jiggs', nombre original del chimpancé nacido en Liberia el 9 de abril de 1932, en realidad era macho. Su apodo americano, 'Cheetah', pronunciado a la española sonaba femenino, así que en el mundo hispano se le consideró mona (…)

(…) Se estrenó en 1934 con 'Tarzán' y su compañera, película en la que Weissmuller encontraba el amor de la bella Maureen O'Sullivan. Y hasta el pasado fin de semana era la única superviviente de aquel reparto estelar. Dan Westfall, su último cuidador, contaba como 'Chita', diabética, se levantaba a las nueve de la mañana, y tras la inyección de insulina, se daba un buen festín de desayuno a base de manzanas, plátanos, naranjas y a veces incluso huevos con tostadas (…)

[No 'El País']


BD.45 | Zé do Boné* [23]





22 December, 2011

Graves, se fazem favor...




[Imagem: 'Web']



(…) Portugal passou este ano de uma situação de democracia plena para uma democracia com falhas, o que se deve sobretudo à erosão da soberania associada à crise da zona euro, revela o Índice da Democracia 2011 do 'Economist Intelligence Unit' (…)

[No 'Público']



(…) Cabo Verde é o país lusófono mais democrático, tendo ultrapassado Portugal no último ano, revela o Índice da Democracia 2011, do 'Economist Intelligence Unit', que coloca Angola e Guiné-Bissau entre os piores (…)

[No 'DN']


21 December, 2011

Versão abastada do 'Querido Líder'




[Imagem: 'Web']



(…) apesar de o governo de Luanda se ter comprometido a "aumentar a transparência das receitas do petróleo" e a "fazer uma auditoria à companhia petrolífera estatal", o "desaparecimento de 32 mil milhões de dólares [25 mil milhões de euros] levanta questões sérias sobre os seus esforços e sublinha a necessidade de responsabilizar o poder público" (…)

(…) Ao mesmo tempo que regista "melhorias na gestão angolana do lucrativo sector petrolífero", a Human Rights Watch não deixa de criticar o governo de Luanda por "não responder adequadamente aos graves problemas económicos e sociais do país" (…)

(…) "Apesar da vasta riqueza petrolífera do país, os indicadores sociais permanecem baixos em Angola e a população tem acesso limitado aos serviços sociais" (…)

(…) "Dezenas de milhões de dólares podiam ser usados em benefício do povo angolano - em vez disso, o governo não explica onde estão" (…)

[Publicado aqui]


Eu gosto é de gajos assim. Broncos…




[Imagem: 'Web']



(…) O euro-deputado do PSD Paulo Rangel sugeriu na terça-feira a criação de uma agência nacional para ajudar os portugueses que queiram emigrar, considerando que essa pode ser uma “segunda solução” para quem não encontra trabalho em Portugal (…)

[No 'Público']


Primavera?!




[Imagem: 'Al Arabiya']



(…) Uma mulher é arrastada no chão por militares, que lhe aplicam bastonadas e pontapés. O peito, já semi-desnudo, é golpeado com toda a violência. No fim, descarregado o ódio, há um soldado que hesita por uma fracção de segundo, quando os colegas seguem em busca de outros manifestantes, e cobre o ventre despido da mulher com o que sobra do seu casaco (…)

(…) Mais de duas mil mulheres manifestaram-se ontem contra a violência das autoridades nos confrontos, que já se prolongam há cinco dias e que já fizeram 13 mortos. E fizeram-no com e sem burqa (…)

[No 'Expresso']


20 December, 2011

Terão nome, os 'funcionários'?!




[Imagem: 'Web']



(…) A justiça alemã condenou, esta terça-feira, dois ex-executivos da Ferrostaal a dois anos de prisão, com pena suspensa, e ao pagamento de coimas por suborno de funcionários públicos estrangeiros, na venda de submarinos a Portugal e à Grécia (…)

(…) O ministério público de Munique acusou os dois ex-gestores da Ferrostaal de terem pago "luvas" no valor de 62 milhões de euros, entre 2000 e 2003, para conseguir vantagens sobre a concorrência e vender submersíveis a Atenas e Lisboa (…)

[No 'JN']


Fraco sítio para nascer…




[Imagem: 'El País']



(…) ninguém quer vir a acabar num dos muitos campos de trabalhos forçados por não ter expressado, em público e em privado, a dor que se espera de cada um (…)

(…) todos têm medo de ser sinceros mesmo com os que lhe são mais próximos. Um sítio onde pensar é crime e não limpar o pó aos retratos de Kim Il-sung e Kim Jong-il que todos têm em casa pode levar à morte (…)

[No 'iOnline']


17 December, 2011

15 December, 2011

Eram dois valentes pares de estalos…




[Imagem: 'Web']



(…) Pedro Nuno Santos, que é um dos vice-presidentes da bancada parlamentar socialista, disse mesmo que Portugal tem um trunfo que pode usar: "Nós temos uma bomba atómica que podemos usar na cara dos alemães e franceses - ou os senhores se põem finos ou nós não pagamos. As pernas dos banqueiros alemães até tremem" (…)



Era um valente par de estalos…




[Imagem: 'Web']



(…) Conselheiro Alves de Sousa foi apanhado pela video-vigilância do prédio onde vive a desviar correspondência de um vizinho (…)

(…) O magistrado, que foi filmado a desviar documentos da caixa de correio de um vizinho, médico, vai ser julgado e arrisca uma pena de prisão. Em causa está o crime de violação de correspondência, que é punível com pena de prisão até um ano (…)

[No 'DN']


14 December, 2011

Faz cem anos




[Imagem: 'Web']



(…) en diciembre de 1912, Amundsen aseguraba que el 14 de diciembre de 1911, hace hoy justo un siglo, había sido el día más feliz de su vida «por llegar al Polo Sur» el primero. Sin embargo, el periodista le interrumpió para preguntarle si tenía noticias sobre el capitán Scott, desaprecido, y con quién prácticamente había coincido en aquella carrera a vida o muerto hacía el polo.

Según cuenta el periodista, «el semblante del expedicionario se oscureció» por unos instantes antes de dar una respuesta. «Scott? No sé nada. Salió después que yo y pensaba llegar al Polo por un camino diferente del mío». Luego trató de puntualizar: «Creo que en febrero próximo regresará a Europa. A menos que…», pero se detuvo de nuevo. «Pero no, no. Volveremos a ver al capitán Scott. Las tempestades de nieve y la gran banca no pueden vencer a un hombre como él».

Se equivocaba. En aquella batalla sobrehumana contra los elementos, contra los vientos de hasta 300 kilómetros hora, temperaturas por debajo de 50 grados bajo cero y hielo infinito, Amundsen encontró la gloria. Scott, sólo la muerte. (…)

[No 'ABC']


13 December, 2011

Nada burros, estes Gregos…



(…) El ministro griego de Trabajo, Yorgos Kutrumanis, descartó hoy reducir el salario mínimo, como exige la llamada "troika" internacional, compuesta por expertos de la Comisión Europea [CE], el Banco Central Europeo [BCE] y el Fondo Monetario Internacional [FMI].

El salario mínimo en Grecia es de 751 euros y la "troika", que hoy inicio una nueva ronda de negociaciones en Atenas, pide que se reduzca hasta el nivel de Portugal, donde es de 450 euros (…)

[No 'ABC']


Para onde [também] vão os meus impostos... [03]




[Imagem: 'Web']



(…) O Ministério da Justiça apanhou 1035 advogados a cobrar dinheiro a mais ao Estado pelo apoio judiciário prestado nos tribunais (…)

(…) Os montantes irregulares, no total, ultrapassam os 3,5 milhões de euros, tendo sido detectados 32 advogados que, em 2010, auferiram valores entre 30 mil e 75 mil euros, ou seja, à custa do apoio judiciário aos mais desfavorecidos, alguns ganharam mais de seis mil euros por mês. Um dos processos custou ao Estado cerca de 200 mil euros (…)

[No 'DN']


12 December, 2011

Tendencialmente gratuita, pois…




[Imagem: 'Website']



(…) Depois de ter anunciado que as taxas moderadoras nas urgências vão duplicar, o Ministério da Saúde avança agora que o preço das consultas de especialidade nos hospitais também vai subir para dez euros já em Janeiro – o que significa que triplica o valor a pagar pelos utentes (…)

[No 'Público']


10 December, 2011

07 December, 2011

O [mau] estudante de Economia…




[Imagem: 'Web']



(…) "para pequenos países como Portugal e Espanha, pagar a dívida é uma ideia de criança" (…)

(…) "As dívidas dos países, pelo menos foi o que eu estudei em economia, são por definição eternas. As dívidas gerem-se, foi assim que eu estudei" (…)

[José Sócrates, citado no 'Público']


Pearl Harbor [7/12/1940]




[Imagem: 'Reuters']


Cheira-me...



… que anda por aqui a mão dos 'QUERCUS' e outros parelhos. Fica sem se perceber quem produziu o tal "documento". Se o 'ICOMOS', se o Comité da 'UNESCO' ou a tal 'missão consultiva', seja lá o que isso for. Por isso, isto me cheira a 'QUERCUS'. Ou seja, mal…




[Imagem: 'Web']



(…) O Comité do Património Mundial da UNESCO considera que a construção da barragem de Foz Tua tem um "impacto irreversível e ameaça os valores" que estão na base da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial. Esta é uma das conclusões do relatório da missão consultiva que, a solicitação do Governo português, visitou o local no início de Abril e que aponta ainda para outros impactos negativos e graves do empreendimento. O documento foi produzido pelo Icomos, uma associação de profissionais da conservação do património que é o órgão consultivo daquele comité da UNESCO (…)

[No 'Público']



(…) Duas dezenas de ambientalistas manifestaram-se, terça-feira de manhã, em frente à sede da EDP, em Lisboa, contra a construção da barragem de Foz Tua e o Plano Nacional de Barragens. O protesto teve como objectivo sensibilizar a opinião pública para um tema que consideram ser de interesse nacional (…)

[No 'JN']


06 December, 2011

Anedota




[Imagem: 'Web']



(…) El comisario europeo de Empleo y Asuntos Sociales, Laszlo Andor, ha calificado de "chiste" las pretensiones del eje franco-alemán de introducir sanciones automáticas para los países que incumplan el objetivo de déficit, y ha asegurado que para salvar el euro hace falta una "unión de deuda" y no sólo fiscal (…)

(…) Andor se une así a prestigiosas voces como los premios Nobel de Economía Paul Krugman y Joseph Stiglitz, que afirman que los duros ajustes y la disciplina fiscal reforzada que promueve Europa estrangularán las economías y no lograrán salvar el euro (…)

[Na 'RTVE']


Peter Gethin [1940-2011]



[Imagem: 'Web']


Sobreviveu às pistas, não sobreviveu à doença. Peter Gethin deixou-nos. Venceu apenas uma vez na Fórmula 1. Foi no Grande Prémio de Itália de 1971, corrido em Monza, em que na última volta conseguiu passar de quarto para primeiro, e em que os cinco primeiros acabaram apenas separados por pouco mais de meio segundo [0,61].


05 December, 2011

Remendos…




[Imagem: 'Web']



(…) O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, reúnem-se hoje à noite em Paris para ultimar propostas comuns com vista a uma "refundação" da Europa (…)

(…) o Conselho Europeu da próxima semana é uma vez mais antecedido de uma reunião bilateral entre Paris e Berlim, que muitas vozes acusam de estar a funcionar como um "directório", restando saber de que forma Sarkozy e Merkel se entenderão em matérias que os têm dividido, tal como o papel do Banco Central Europeu [BCE] nos empréstimos aos países da zona euro e a possibilidade de emissão dos "eurobonds" (…)

[No 'Expresso']