23 August, 2011

Estação de São Bento



Entre 1972 e 1978, aprendiz da arte de arquitectar na velha ESBAP, fui 'frequentador' assíduo. Da estação, como das linhas do Douro e do Tua, até ao fim da linha. E ao contrário. A correr tudo bem, coisa então muito rara, 'gastavam-se' oito horas. Acabado o curso, regressado às origens, arranjado o primeiro emprego e comprado o primeiro carro, nunca mais andei de comboio. Por causa disso, nunca mais entrei na estação de São Bento. Mas deixou saudade daqueles tempos...




[Imagem: 'Web']



(...) A estação de caminhos-de-ferro de São Bento, no Porto, foi considerada pela edição on-line da revista norte-americana "Travel+Leisure", como uma das "16 estações mais bonitas do mundo" (...)

(...) A gare de São Bento que se ergue no local onde se encontrava o mosteiro de São Bento de Avé Maria, e está classificada como Património da Humanidade, foi construída após se vencer a difícil tarefa de prolongar a linha que terminava em Campanhã, através dos túneis da Quinta da China, do Monte do Seminário e das Fontaínhas, que ficou concluído em 1896 (...)