07 July, 2011

Made in 'USA'



Não é difícil perceber o papel das agências americanas de 'rating' no meio da trapalhada em curso na Europa do euro. Como também não é difícil perceber que interesses se movem na sua sombra.

Está visto que o objectivo dos 'States', eles próprios em situação financeira pouco recomendável, não é outro senão forçar a desvalorização do euro face ao dólar. Talvez até, o fim do próprio euro. O resto é conversa!




[Imagem: 'Web']



(…) O euro recua 0,32% para 1,4383 dólares, um dia depois da agência Moody's ter cortado o "rating" de Portugal para "lixo", aumentando a especulação de que o nosso país poderá precisar de um segundo resgate.

A moeda da Zona Euro está a deslizar pelo segundo dia face ao dólar, como resultado da revisão em baixa do "rating" da dívida portuguesa pela Moody's, de Ba2 para Baa1, ou nível "lixo". (…)

[Publicado no 'Jornal de Negócios']



(…) La décision de Moody's d'abaisser la note du Portugal est un élément spéculatif supplémentaire qui rend la situation de la dette en zone euro moins claire et moins transparente, a déclaré mercredi 6 juillet le président de la Commission européenne, José Manuel Barroso.

Il a, par ailleurs, confirmé que la Commission européenne était prête à mettre sur la table très rapidement une proposition visant à réguler de manière plus étroite l'activité des agences, notamment en étudiant la question de les rendre responsables devant les juridictions civiles. (…)

[Publicado no 'Le Monde']



(…) O director da Agência das Nações Unidas para o Comércio Mundial e o Desenvolvimento (UNCTAD), Heiner Flassbeck, exigiu hoje a extinção das agências de "rating", em declarações à televisão pública alemã ARD.

Na opinião do ex-secretário de estado das finanças alemão: "as agências de rating pelo menos deviam limitar-se a avaliar empresas, e não deviam poder avaliar Estados, que são uma matéria muito complexa, em que elas ignoram frequentemente muitos aspectos positivos". (…)

[Publicado na 'SIC Notícias']