13 October, 2010

Salários. Cá e lá...



Com excepção da taxa de desemprego e do valor do salário mínimo de ambos os países, os 'papagaios' cor-de-rosa responsáveis pela basófia que cá se vai fazendo, lendo e ouvindo a propósito dos efeitos provocados pela actual crise em Espanha e Portugal, parecem desconhecer, entre outras coisas, a diferença abissal entre os salários da função pública nos dois países.

Porque cá, em Portugal, justificada em parte pelas medidas tomadas lá, em Espanha, é já quase uma inevitabilidade a redução de salários na Função Pública, convém lembrar que cá, ao contrário de lá, esta é vergonhosamente mal paga quando comparados, por exemplo, os salários pagos ao nível da Administração Autárquica.

Tomando como exemplo o 'Ayuntamiento' de Zamora, aqui mesmo ao lado, pode ver-se como lá, na tal Espanha já quase mais pobre do que nós, a dar crédito aos tais 'papagaios', um Bombeiro e um Polícia municipais em início de carreira auferem salários de 10.079,16 e 7.979,52 Euros. Ou como um Arquitecto ou Engenheiro em chefia de serviços [Gerente] na área do Urbanismo, que cá ganhariam cerca de 3.000,00 Euros mensais, lá recebem um salário de 36.108,00 Euros. Qualquer coisa como doze vezes mais!

Veja-se também como em Espanha um Auxiliar Administrativo é remunerado com 4.709,88 Euros, enquanto cá, no escalão máximo, não passa de um salário vergonhoso de 830,69 Euros com o qual terá, apesar de mais de cinco vezes inferior, de pagar tudo, ou quase tudo, mais caro do que em Espanha. Da a habitação à alimentação e ao vestuário, do carro aos combustíveis, já para não falar no Ensino e na Saúde. Tendencialmente gratuita, diz-se...

Apesar de tudo, ainda bem que eu, em vez de lá, estou cá. Vergonhosamente mal pago, mas orgulhosamente satisfeito por saber que cá, o Estado não irá subtrair todos os meses 1.120,62 Euros do meu salário. Como poderia, caso este fosse semelhante ao dos meus semelhantes em qualquer 'Ayuntamiento' de Espanha.


[Documento integral: 'AQUI']