30 June, 2011

De mal a pior…




[Imagem: 'Web']



(…) O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou hoje uma contribuição especial para o ajustamento orçamental, em sede de IRS, equivalente a 50 por cento do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional (…)

[Publicado no 'Público']


Siza Vieira. Mais uma vez!




[Imagem: 'Web']



(…) O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebe esta quinta-feira a distinção de Comendador das Artes e Letras Francesas, a mais alta condecoração atribuída pelo Governo francês aos que se diferenciam pelas criações artísticas e literárias (…)

[Publicado no 'Público']


29 June, 2011

28 June, 2011

Quem tramou Bairrão?!




[Imagem: 'Web']



(…) Passos Coelhos terá vetado o nome do administrador da TVI pelo facto de a sua escolha para o Governo ter sido anunciada em primeira mão e em directo por Marcelo Rebelo de Sousa (…)

(…) Bernardo Bairrão foi chumbado por Passos Coelho por causa das declarações que o administrador da TVI fez em relação à RTP, mostrando-se "absolutamente" contra (…)

[Publicado no 'Jornal de Negócios']



(…) O veto ao nome de Bernardo Bairrão partiu directamente do primeiro-ministro. E apesar de o ex-administrador da TVI ter feito declarações públicas duras contra a privatização da RTP - uma das bandeiras políticas de Passos Coelho - não terá sido essa a principal razão que fez com que o nome tivesse sido afastado. Mais grave, sabe o 'i', terá sido o facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter anunciado em primeira mão e em directo na televisão um dos nomes do novo executivo que nunca tinha sido referido na imprensa (…)

[Publicado no 'iOnline']


27 June, 2011

Mau sinal…




[Imagem: 'Web']



(…) As obras do Túnel do Marão pararam completamente hoje e vão estar suspensas nos próximos 90 dias por motivos de falta de dinheiro, revelou o Sindicato da Construção de Portugal (…)

(…) os cerca de 1 400 trabalhadores foram alertados para o encerramento das obras na quarta-feira passada, mas alguns foram ficando até hoje, sendo que a partir de agora estão totalmente paradas as obras os túneis e os acessos (…)

(…) a preocupação centra-se não sobre os funcionários de empresas idóneas como a Somague, que lidera o consórcio encarregue da obra, mas sim sobre os trabalhadores ligados a empresas que poderão vir a dispensar os funcionários, a partir desta suspensão (…)

[Publicado no 'iOnline']


Já era tempo!




[Imagem: 'Web']



(…) O Tribunal Penal Internacional, chamado a deliberar sobre violações dos direitos humanos no conflito que se arrasta desde meados de Fevereiro na Líbia, emitiu hoje um mandado de captura contra o líder do país, Muammar Khadafi.

A decisão do colectivo de três juízes deu total aval ao pedido feito pelo procurador Luis Moreno-Ocampo, que acusa o coronel por crimes contra a humanidade, dando também ordem de captura ao filho de Khadafi, Saif al-Islam, e ao chefe dos serviços secretos líbios, Abdullah al-Senussi. (…)

[Publicado no 'Público']


25 June, 2011

Este, é um bandalho sem palavra...




[Imagem: 'Web']



(...) "se, seja por que razão for, não puder ser nomeado presidente da Assembleia, renuncio imediatamente ao mandato de deputado. Não serei só um deputado" (...)

(...) "Aceitei uma função em que poderei exercer uma acção marcante. Poder ser presidente é uma mensagem para a sociedade civil: um independente pode chegar a um alto cargo no Estado, onde pode marcar." (...)

[Publicado na 'Sábado']


Peter Falk [1927-2011]




[Imagem: 'Web']



(...) Se despedía del culpable, que respiraba aliviado, se alejaba de la cámara, y en el último momento soltaba aquello de "Solo una cosa más...". Y ahí todos los televidentes sabíamos que el caso estaba resuelto, y que el teniente Columbo había vuelto a triunfar (...)

(...) Falk ha sido algo más de un policía con gabardina grasienta, un Peugeot 403 del 59 y una esposa de la que hablaba a menudo, pero que nunca vimos en la pantalla (...)

[Publicado no 'El País']


24 June, 2011

Amor à primeira vista?!



A avaliar pela expressão perfeitamente 'esgazeada' da senhora Merkel e por aquele olhar meio comprometido de Passos Coelho, e sem querer de forma alguma ser má-língua, bem pode ter sido…




[Imagem: 'Reuters']



(…) As conclusões do Conselho Europeu desta noite deram uma boa notícia a Passos Coelho: um elogio ao comprometimento do seu governo "em implementar na sua totalidade o programa de reformas" acordado com a 'troika' (…)

[Publicado no 'DN']


Evolução da Espécie...




2010




1960


Diferentes em quê?!




[Imagem: 'Web']



(…) À porta de um dos hospitais públicos de Atenas existe um canteiro com quatro arbustos. No quadro do hospital contam-se 45 jardineiros. Na Grécia ainda existe o Instituto para a Protecção do Lago Kopais, apesar de o Lago Kopais ter secado em 1930. As filhas dos funcionários públicos gregos falecidos enquanto estas ainda eram menores recebem uma pensão vitalícia (…)

(…) depois de o país ter aceite reduzir os salários dos funcionários públicos para conseguir os primeiros empréstimos, vários membros do Governo criaram novos suplementos remuneratórios sem informarem o ministro das Finanças. E se o Parlamento grego passou rapidamente as principais leis exigidas pelo acordo com a 'troika', um ano depois falta a maioria dos decretos regulamentares (…)

(…) convinha-nos perceber que o mal grego começa por não ter respeitado o plano de austeridade, ao contrário do que nos repetem as carpideiras da reestruturação da dívida (…)

(…) era também bom que percebêssemos que, sendo Portugal diferente da Grécia, não é assim tão diferente como isso. Basta vermos o que vem no último relatório da Inspecção-Geral de Finanças.

Por ele ficámos a saber que o Ministério da Justiça pagou 165 mil euros a magistrados já falecidos; que quase um terço dos bolseiros que receberam apoio para o seu doutoramento em 2009 “não cumpriram a obrigação de envio de cópias das teses” e a entidade que atribuiu o dinheiro não suscitou “a sua regularização”; que em dois anos foram canalizados 270 milhões de euros para fundações declaradas de utilidade pública; que da análise de 46 contratos de consultadorias resulta que é rara a justificação da necessidade de contratar; ou ainda que existiam 28 900 veículos em nome do Estado em Agosto de 2010, cálculos feitos por baixo, e que a sua aquisição não tem cumprido os critérios de boa gestão. Entretanto também soubemos que o Tribunal de Contas apurou ter o presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados [pai de um ex-secretário de Estado] recebido 59 mil euros a mais por acumulação indevida de pensões (…)

[José Manuel Fernandes, no 'Público']


23 June, 2011

O álbum anónimo de Franz Krieger




[Imagem: 'El País']



(…) Hace hoy siete décadas, el régimen nazi se lanzaba a la invasión de la Unión Soviética. Fue un momento crucial de la Segunda Guerra Mundial. Y parte de los estragos de esa campaña, conocida como la Operación Barbarroja, fue fotografiada en blanco y negro por el austríaco Franz Krieger (…)

(…) Krieger era un fotoperiodista de Salzburgo, que murió en 1993. Su álbum, de 24 páginas, recoge en 214 instantáneas a líderes del régimen nazi, prisioneros de guerra y víctimas judías. El dictador Adolf Hitler aparece en nueve de ellas, tomadas a muy poca distancia. Y el hecho de que estén todas juntas hace del libro un documento histórico de excepción (…)

[Publicado no 'El País']


Transmontanos de quem se fala... [02]




[Imagem: 'Web']



(...) A viúva de José Saramago congratulou-se hoje com a escolha de Francisco José Viegas para a pasta da Cultura, considerando-o uma pessoa dinâmica e sensível, mas lamentou a extinção do Ministério.

"Somos amigos há muitos anos, apresentou o 'Ensaio Sobre a Cegueira'. Partilhamos o mesmo mundo. Vamo-nos encontrando. É uma pessoa sensível, acredito que seja activo, é uma pessoa dinâmica. Confio que lute".

Em relação à extinção do Ministério da Cultura, classificou a decisão como "um equívoco", já que acredita que a maior riqueza de Portugal é o seu património cultural.

Pilar del Río lembrou que "a Cultura não é apenas literatura ou pintura, mas também museus, igrejas, castelos e rotas culturais que podem reactivar o turismo e comércio" (...)

[Publicado no 'Expresso']


22 June, 2011

Transmontanos de quem se fala... [01]




[Imagem: 'Web']



(…) Assunção Esteves tornou-se hoje a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia da República, sucedendo no cargo ao socialista Jaime Gama e depois de falhada a eleição de Fernando Nobre (…)

Assunção Esteves, de 54 anos, foi a primeira mulher a desempenhar o cargo de juíza no Tribunal Constitucional, onde esteve entre 1989 e 1998, e também a única eurodeputada eleita para o Parlamento Europeu nas eleições de 2004, pela lista de coligação Força Portugal (PSD/CDS-PP)

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, onde também fez um mestrado em ciências jurídico-políticas, Assunção Esteves foi eleita deputada pelo círculo de Vila Real, em 1987, na primeira maioria absoluta liderada por Cavaco Silva

Entre 1989 e 1998, Maria Assunção Andrade Esteves, nascida em Valpaços a 15 de outubro de 1956, foi juíza do Tribunal Constitucional, escolhida pela Assembleia da República (…)

[Publicado no 'DN']


Portugal, segundo Zapatero...






[Publicado no 'El Jueves']


21 June, 2011

Legionella à solta no Nordeste...






(…) A legionela provocou mais uma morte no Hospital de Bragança. Desta vez foi um idoso, de 86 anos, que morreu na passada quinta-feira, com uma pneumonia aguda que pode ter sido provocada por aquela bactéria (…)

(…) Na altura em que foi assumido que existia um foco de legionela no quarto piso, uma fonte oficial do CHNE garantiu ao Jornal de Notícias que tinham sido tomadas todas as medidas de desinfecção previstas no protocolo do Gabinete de Desinfecção (…)

(…) As autoridades não determinaram o encerramento do piso em causa. Posteriormente, foram realizadas várias contra-análises à água das canalizações, cujo resultado ainda não foi revelado, mas que já deverão estar na posse da unidade de saúde (…)

[Publicado no 'JN']


Tragédia Grega, por enquanto…




[Imagem: 'Web']



(…) Atenas recebeu um ultimato da União Europeia: sem acordo político sobre as novas medidas de austeridade, a quinta tranche do empréstimo da UE/FMI, cerca de 12 mil milhões de euros, não será libertada para evitar a falência em Julho (…)

(…) O tratado do Mecanismo Europeu de Estabilidade [sucessor do FEEF em 2013] recebeu uma mudança de última hora. No novo mecanismo, de 500 mil milhões, os títulos emitidos para Irlanda, Portugal e Grécia não terão o estatuto de "credores preferenciais". Assim, nem o FMI nem o Mecanismo serão credores prioritários [os primeiros a receber face a um incumprimento soberano], algo que poderia impedir os privados de financiar Atenas, Dublin e Lisboa no futuro (…)

[Publicado no 'iOnline']


O Vestido de Jennifer




[Imagem: 'Web']



(…) La cantante, que participó en la grabación en Mallorca del «¿Qué apostamos?» alemán, no llevaba sujetador debajo del escotado vestido (…)

(…) Su espectacular 'outfit' fue muy aclamado, por todos los presentes, aunque éste le jugase una mala pasada, cuando al agacharse se abriese y dejase parte de su pecho al descubierto (…)

[Publicado no 'ABC']


20 June, 2011

O Vestido de Marilyn




[Imagem: 'Web']



(…) A imagem correu mundo: Marilyn Monroe, com um vestido esvoaçante, sobre um respiradouro do metro de Nova Iorque. Mais de 50 anos depois, o vestido foi a leilão e rendeu 3,2 milhões de euros (…)

(…) Embora o branco tenha vindo a perder a sua cor, devido à idade, já que "O Pecado Mora ao Lado", de Billy Wilder,* estreou em 1955, o valor do vestido ultrapassou as estimativas que apontavam no máximo para 1,4 milhões de euros (…)

[Publicado no 'Expresso']
* 'The Seven Year Itch'


19 June, 2011

Pois, o centro...




[Imagem: 'Web']



(...) "o centro da corrupção em Portugal tem sido a Assembleia da República, pela presença de deputados que são, simultaneamente, administradores de empresas" (...)

(...) "o parlamento Português parece mais um verdadeiro escritório de representações, com membros da comissão de obras públicas que trabalham para construtores e da comissão de saúde que trabalham para laboratórios médicos" (...)

(...) "a legislação vem dos grandes escritórios de advogados, principalmente de Lisboa, que também ganham dinheiro com os pareceres que lhes pedem para interpretar essas mesmas leis e ainda ganham a vender às empresas os alçapões que deixaram na lei" (...)

(...) "os deputados estão ao serviço de quem os financiou e não de quem os elegeu, sendo a lei do financiamento dos partidos a lei que mais envergonha Portugal" (...)

[Paulo Morais, no 'iOnline']


17 June, 2011

Os donos da 'bola'...




[Imagem: 'Web']



(…) A Alemanha e a França já chegaram a acordo sobre a participação do sector privado num novo pacote de ajuda à Grécia, «exclusivamente numa base voluntária». O anúncio foi feito em Berlim, esta sexta-feira, pela própria chanceler Angela Merkel e também pelo Presidente francês Nicolas Sarkozy (…)

(…) Merkel e Sarkozy disseram ainda que aguardam o relatório da 'troika' para que o novo pacote de ajuda a Atenas, que poderá atingir 120 mil milhões de euros, seja rapidamente aprovado (…)

[Publicado na 'Agência Financeira']


A sorte que eu tenho em ser quase Espanhol…



Porque aqui, no extremo Nordeste do Nordeste Transmontano, por azar [ou não] esquecido, mas por sorte a um passo da fronteira Espanhola, há já bem mais de um ano que tenho acesso à TDT dos nossos vizinhos de Zamora [Castilla y León]. Que oferece, fazendo corar de vergonha os míseros quatro canais que vão sendo disponibilizados a conta-gotas neste Portugal de merda, não quatro, mas trinta e cinco canais de Televisão. Para além de dezassete estações de Rádio. Que sorte que eu tenho em viver longe, muito longe de Lisboa...




[Imagem 'importada' da 'TDT1'/Zamora]



(…) É hoje que o analógico é desligado no retransmissor do Cacém, o que afectará oito freguesias do concelho de Sintra, entre as quais Massamá, onde mora o novo primeiro-ministro, Passos Coelho. As outras são Belas, Agualva, Cacém, Rio de Mouro, Mira-Sintra, S. Marcos e São Pedro de Penaferrim, num total de 60 mil famílias. (…)

(…) Hoje será a segunda zona-piloto a ficar unicamente com o sinal digital. O que significa que quem só tenha os quatro canais (RTP1, RTP2, SIC e TVI) e não se tiver preparado atempadamente, ficará sem ver televisão. (…)

[Publicado no 'Jornal de Negócios']


16 June, 2011

Até que a morte os separe…




[Imagem: 'DN']



(…) Pedro Passos Coelho e Paulo Portas assinaram hoje o acordo de Governo, e prometem um Executivo “forte”, “estável” e para um mandato “de quatro anos”. (…)

(…) Pelo PSD, assinaram Miguel Macedo, líder parlamentar cessante, Miguel Relvas, secretário-geral, e Manuel Rodrigues, vice-presidente.

Do lado do CDS, os documentos foram subscritos por Manuel Queiró, presidente da mesa do Congresso, Assunção Cristas, vice-presidente, e Pedro Mota Soares, líder parlamentar cessante. (…)

[Publicado no 'Público']


15 June, 2011

Regresso à Censura…



Este é o artigo escrito pelo General Pezarat Correia, com o título "Paulo Portas Ministro?", cuja publicação, pelo que consta aqui, aqui e aqui, terá sido recusada pelo 'Diário de Notícias'. Não se conhecem as razões de tal atitude, mas dá para notar um forte cheiro a censura à boa maneira do Estado Novo. Porque isto não é coisa que se faça nos tempos que correm, de presumível liberdade, aqui fica publicado integralmente. Para que conste.




[Imagem: 'Web']



(…) Ana Gomes provocou uma tempestade mediática com as suas declarações sobre Paulo Portas. Considero muito Ana Gomes, uma mulher de causas, frontal, corajosa, diplomata com muito relevantes serviços prestados a Portugal e à Humanidade. Confesso que me escapa alguma da sua argumentação contra Paulo Portas e não alcanço a invocação do exemplo de Strauss-Kahn. Mas estou com ela na sua conclusão: Paulo Portas não deve ser ministro na República Portuguesa.

Partilho inteiramente a conclusão ainda que através de diferentes premissas. Paulo Portas, enquanto ministro da Defesa Nacional de anterior governo, mentiu deliberadamente aos portugueses sobre a existência de armas de destruição maciça no Iraque, que serviram de pretexto para a guerra de agressão anglo-americana desencadeada em 2003. Sublinho o deliberadamente porque, não há muito tempo, num frente-a-frente televisivo, salvo erro na SICNotícias, a deputada do CDS Teresa Caeiro mostrou-se muito ofendida por Alfredo Barroso se ter referido a este caso exactamente nesses termos. A verdade é que Paulo Portas, regressado de uma visita de Estado aos EUA, declarou à comunicação social que “vira provas insofismáveis da existência de armas de destruição maciça no Iraque” (cito de cor mas as palavras foram muito aproximadamente estas). Ele não afirmou que lhe tinham dito que essas provas existiam. Não. Garantiu que vira as provas. Ora, como as armas não existiam logo as provas também não, Portas mentiu deliberadamente. E mentiu com dolo, visto que a mentira visava justificar o envolvimento de Portugal naquela guerra perversa e que se traduziu num desastre estratégico.

A tese de que afinal Portas foi enganado não colhe. É a segunda mentira. Portas não foi enganado, enganou. Um político que usa assim, fraudulentamente, o seu cargo de Estado, não deve voltar a ser ministro.

Mas já não é a primeira vez que esgrimo argumentos pelo seu impedimento para funções ministeriais. Em 12 de Abril de 2002 publiquei um artigo no Diário de Notícias em que denunciava o insulto de Paulo Portas à Instituição Militar, quando classificou a morte em combate de Jonas Savimbi como um “assassinato”. Note-se que a UNITA assumiu claramente – e como tal fazendo o elogio do seu líder –, a sua morte em combate. Portas viria pouco depois dessas declarações a ser nomeado ministro e, por isso, escrevi naquele texto: «O que se estranha, porque é grave, é que o autor de tal disparate tenha sido, posteriormente, nomeado ministro da Defesa Nacional, que tutela as Forças Armadas. Para o actual ministro da Defesa Nacional, baixas em combate, de elementos combatentes, particularmente de chefes destacados, fardados e militarmente enquadrados, num cenário e teatro de guerra, em confronto com militares inimigos, também fardados e enquadrados, constituem assassinatos. Os militares portugueses sabem que, hoje, se forem enviados para cenários de guerra […] onde eventualmente se empenhem em acções que provoquem baixas, podem vir a ser considerados, pelo ministro de que dependem, como tendo participado em assassinatos. Os militares portugueses sabem que hoje, o ministro da tutela, considera as Forças Armadas uma instituição de assassinos potenciais».

Mantenho integralmente o que então escrevi. Um homem que, com tanta leviandade, mente e aborda assuntos fundamentais de Estado, carece de dimensão ética para ser ministro da República. Lamentavelmente já o foi uma vez. Se voltar a sê-lo, como cidadão sentir-me-ei ofendido. Como militar participante no 25 de Abril, acto fundador do regime democrático vigente, sentir-me-ei traído. (…)

[Publicado aqui]


14 June, 2011

Coisa, por cá, mais do que provável…




[Imagem: 'Web']



(…) Apparently, a tunnel that leads from Lykavitos to the Greek parliament, and from there to the sea port of Piraeus, is being cleaned out by foreign workers in preparation for the possible evacuation of Greek MP’s in the event of a storming of parliament ahead of wednesday’s vote on the new memorandum (…)

(…) The situation here is getting completely out of control. I really don’t know how much longer the people will be willing to wait this thing out. The mood here in Athens is one of intense disillusionment with a government that seems increasingly detached from its own people (…)

[Publicado 'aqui']


12 June, 2011

Vida feita de milhões...




[Imagem: 'Web']



(...) Cristiano Ronaldo ha pedido un salario anual de 20,8 millones de libras [23,5 millones de euros] para fichar por el Manchester City (...)

(...) el propietario del City, el multimillonario jeque de Abu Dhabi Mansur Bin Zayed al Nahian estaría dispuesto a pagar al Madrid un traspaso de 170 millones de euros y a aceptar las exigencias salariales del portugués (...)

(...) En el pasado, Ronaldo ha manifestado que si volviera a Inglaterra sería solo para jugar en el Manchester United, club del que fue fichado por el Real Madrid hace dos temporadas. Pero la carencia de títulos con el club blanco - con el que solo ha ganado la Copa del Rey - y sus diferencias tácticas con el entrenador del equipo, su compatriota Jose Mourinho, han hecho a Ronaldo reconsiderar esta posibilidad (...)

[Publicado no 'ABC']


Pintelhices que fazem diferença...




[Imagem: 'Web']



(...) No circuito de La Sarthe, em França, o 'sobrevivente' Audi nr. 2 deixou o Peugeot nr. 9, de Sébastien Bourdais, Simon Pagenaud e Lamy a 13,854 segundos (...)

(...) "Estávamos a tentar chegar à frente, perdemos por pouco, acho que por pouco mais de dez segundos. Eu acabei por não conduzir muito. Gostava de ter conduzido mais, mas foi uma decisão da equipa", afirmou Pedro Lamy após a corrida (...)

[Publicado no 'JN']


10 June, 2011

A importância do 'pin' num país de merda...



Apesar da semelhança da indumentária, qual 'must' no Nordeste Transmontano da época, estes são dois personagens diferentes.

Um, o que tem na lapela um 'pin' do PSD, é Passos Coelho. Em terras do Marão, nos tempos do seu ingresso na 'JSD'. Que, exclusivamente por via disso [com a ajuda da desastrada governação cor-de-rosa], vai ser o próximo Primeiro-Ministro deste país de merda...

O outro, o que não tem nem teve nunca qualquer 'pin' partidário ao peito, sou eu. Em terras do Porto, nos tempos da licenciatura na velha 'ESBAP'. Que, por falta do 'pin', nunca passou de um reles técnico superior numa reles autarquia deste país de merda...




[Imagens: 'Expresso'|'PAGE']



(...) O futuro primeiro-ministro e líder do PSD, Pedro Passos Coelho, disse hoje ter gostado dos discursos do 10 de Junho, mas escusou-se a fazer qualquer comentário às palavras do Presidente da República e de António Barreto (...)

[Publicado no 'Diário Digital']


Este, é o país que alguns festejam...




[Imagem: 'Web']



(...) A cerimónia militar teve este ano algumas alterações em relação ao que habitualmente tem sido feito, de forma a reduzir os custos, sendo que pela primeira vez não se irá realizar o tradicional desfile aéreo [apenas quatro F-16 irão passar pelo local no momento da homenagem aos mortos]. (...)

(...) Relativamente às cerimónias civis também se verificou uma redução nos custos, com o total a ser 30 por cento mais baixo que o de 2010, ano em que já se tinha conseguido obter o orçamento mais baixo de todos os anos. (...)

[Publicado no 'Público']


09 June, 2011

Amizade, é isto…






[Recebido por eMail]


Parabéns!



Enquanto na Islândia se julgam os responsáveis directos pela derrocada do país, neste Portugal de merda vai Cavaco Silva condecorar no próximo '10 de Junho' a gaja que me congelou o salário há sete anos atrás. A mim e a milhares de outros servidores do Estado que ela entendeu estarmos a ser remunerados em demasia e ser nossa obrigação primeira, e acima dos restantes, contribuirmos para o regabofe desse mesmo Estado…

Acrescente-se a isto o roubo corte de dez por cento nesses mesmos vencimentos, congelados desde o tempo desta senhora, com que o governo cor-de-rosa de José Sócrates nos brindou em Janeiro deste ano, e fácil é de ver que estaremos hoje com um salário parecido com o de há dez anos atrás… Não falando já na inflação que tem atingido a [quase] todos por igual desde essa altura.

Parabéns a Ferreira Leite, parabéns a Cavaco, pois bem podem ambos limpar as mãos à parede! Merda de país este que tão mal trata quem o serve, e tão bem trata quem dele se serve...




[Imagem: 'Kaos']



(…) Cavaco Silva vai condecorar no Dia de Portugal a antiga ministra das finanças e antiga líder do PSD Manuela Ferreira Leite com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo (…)

[Publicado no 'Público']


Ainda os brinquedos da Marinha…




[Imagem: 'Web']



(…) Suíça, Inglaterra e Alemanha. São estes os três destinos de novas cartas rogatórias que o Ministério Público vai enviar para apurar se houve corrupção na compra de dois submarinos para a Marinha.

Para as autoridades helvéticas segue o pedido mais sensível: identificar os verdadeiros titulares de uma série de contas alfanuméricas (isto é, apenas compostas por letras e números) já identificadas pelas investigação e que terão sido utilizadas para esconder alegadas luvas. (…)

[Publicado no 'DN']


Este, é o gajo que não tem um sobrinho [muito] rico...




[Imagem: 'Web']



(...) O ex-líder parlamentar do PSD e advogado, Duarte Lima, foi constituído arguido num processo aberto após uma queixa dos herdeiros de Tomé Feteira (...)

(...) em causa está o desaparecimento de vários milhões de euros de contas de Tomé Feteira, na Suíça, a maior parte dos quais terá sido transferida para a ex-companheira do milionário, Rosalina Ribeiro, tendo ido depois parar a contas de Duarte Lima (...)

[Publicado no 'Público']


08 June, 2011

Este, é o gajo que tem um sobrinho [muito] rico…




[Imagem: 'Web']



(…) O vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras , Paulo Vistas, está preparado para substituir Isaltino Morais na liderança da autarquia logo que se saiba oficialmente a decisão do recurso feito pela defesa para o Tribunal Constitucional, sabe o i. Em causa está a possibilidade de Isaltino Morais ter de cumprir uma pena de dois anos de prisão efectiva pelos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais, aplicada pelo Tribunal da Relação de Lisboa. (…)

[Publicado no 'iOnline']


Pessoa em Mirandês




[Imagem: 'Web']



(…) A “Mensagem”, de Fernando Pessoa, foi traduzida para língua Mirandesa pelo investigador e escritor Amadeu Ferreira e a apresentação pública do trabalho está agendada para finais de Julho.

Amadeu Ferreira já traduziu do Português para Mirandês obras como “Os Lusíadas”, a Bíblia, Os Sete Evangelhos, ou a saga do pequeno herói gaulês Astérix (…)

[Publicado no 'iOnline']


Esta, é a gaja que guinava para o 'Meco'...




[Imagem: 'Web']



(…) O PS tem sido bom a averbar tudo o que de bom fez no governo - e fez muito. Mas tem sido mau a evitar reconhecer erros - e cometeu-os. (…)

(…) O pior de todos os erros cometidos pelo PS, determinante de muitos outros, foi ter guinado à direita, a pretexto de desideologizar a acção política. (…)

[Publicado por Ana Gomes, aqui]


07 June, 2011

Pois, e os milhões por um canudo...




[Imagem: 'Web']





"Lavandaria Gomes"?!...




[Imagem: 'Web']



(…) "os meios de comunicação social devem assumir o seu papel de contribuir para a transparência do passado dos políticos, nomeadamente do presidente do CDS-PP, Paulo Portas." Ana Gomes acredita que está em causa a idoneidade e credibilidade pessoais e políticas de Paulo Portas para voltar a desempenhar cargos governamentais e lembra o caso dos submarinos. Ana Gomes vai mais longe e acusa Paulo Portas de ter encetado uma "campanha de desinformação" e de calúnia de dirigentes socialistas, associando-os ao processo Casa Pia (…)

[Fonte: 'RTPN']


Este, é o gajo a quem ninguém pedirá contas...




[Imagem: 'Web']



(…) Islandia enjaula a sus banqueros, y puede que también a algún político. El ex primer ministro conservador islandés Geeir H. Haarde afronta desde hoy un juicio en el que está acusado de negligencia grave por su gestión de la crisis. Los bancos islandeses quebraron en octubre de 2008, el fatídico mes del colapso de Lehman Brothers, y metieron a Islandia en una profunda crisis de la que aún no ha salido, y que ha provocado fuertes subidas de impuestos, un severo recorte del gasto público y un corralito que impide a los islandeses disfrutar con libertad de sus ahorros (…)

[Publicado no 'El País']


06 June, 2011

Nós percebemos que tu percebeste, pá!…







Por cá, correu-se assim...




[Fonte: 'DGAI']


Tempo de lavar cestos...




[Imagem: 'Web']



(…) será que não há um pensamento de piedade para Inês de Medeiros, essa nódoa, que agora terá de desembolsar as saudades de Paris directamente da carteira do maestro Vitorino de Almeida?!… Será que Isabel Alçada irá ter de dar o cházinho da meia-noite ao Rui Vilar, para ele desamparar a Gulbenkian, e ela poder finalmente entrar?!… Que será da Carrilha, que não foi eleita Grã-Mestra da Maçonaria, e que se arrisca a poder vir ter de dar aulas, e ser avaliada, como docente com curso e doutoramento com média de dez?!… Não estais com a dor de Paulo Pedroso, que poderá ver o "Casa Pia" ser reaberto, e ter de reimplantar, à pressa, os sinais que mandou tirar do cú?!… E a Câncio, Senhor, que será da Câncio?! (…)

[Publicado pelo 'Arrebenta']


Também isso foi Sócrates, outro bacharel...




[Imagem: 'Web']



(...) O bacharel, tendo a consciência da sua superioridade intelectual, da autoridade que ela lhe confere, dispõe do mando; ao futrica resta produzir, pagar para que o bacharel possa viver, e rezar ao Ser Divino para que proteja o bacharel (...)

[Eça de Queirós, in 'Farpas III']


03 June, 2011

Vão entender, quando a 'TAP' for privada…




[Imagem: 'Web']



(…) A 'Ryanair' fez chegar hoje ao Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil [SNPVAC], que convocou a greve, dez rosas vermelhas, em representação dos dez dias de paralisação convocados pelos tripulantes (…)

(…) a 'Ryanair' aproveitou a ameaça de greve na 'TAP' para se promover, convidando os passageiros da transportadora aérea nacional a cancelarem as reservas e optarem pelos seus serviços de baixo custo (…)

[Publicado no 'Público']


Este, é o gajo com quem vamos correr no Domingo…




[Imagem: 'Web']



(…) Funcionários públicos vão perder até 2013 quase dois salários por ano. Portugal é o país da Zona Euro onde os salários vão sofrer a maior queda real, mesmo superior à prevista para a Grécia. Os números são da Comissão Europeia e reflectem, em grande parte, as medidas aplicadas aos funcionários públicos. Em 2013, o funcionário público médio estará a receber quase menos dois salários - o equivalente ao subsídio de férias e 13º mês - do que em 2010 (…)

[Publicado no 'Jornal de Negócios']


Este, era o gajo que não precisava de ajuda…




[Imagem do 'Kaos']


02 June, 2011

Tachos! Últimos para o Nordeste! A estrear!




[Imagem: 'Web']



(…) O Ministério da Saúde agrupou os centros de saúde e hospitais do distrito de Bragança e do municípios de Vila Nova de Foz Côa numa nova empresa pública, a ULS do Nordeste (…)

(…) nesta nova EPE vai ser integrado o Centro Hospitalar do Nordeste, EPE (que inclui o hospital de Bragança, de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela) e o Agrupamento dos Centros de Saúde do Alto Trás-os-Montes I, que inclui os centros de saúde de Alfândega da Fé, Bragança - Unidade de Saúde da Sé e Unidade de Saúde de Santa Maria, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela I e II, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flôr, Vila Nova de Foz Côa, Vimioso e Vinhais (…)

(…) O capital social da ULS do Nordeste é de 34,94 milhões de euros e deverá ser aumentado por entrada em espécie dos imóveis que integram os centros de saúde (…)

[Publicado no 'Jornal de Negócios']


Três Berrões e Meio...




[Imagem: 'Web']


Há neve em Angola…




[Imagem: 'Web']



(…) O Ministério Público está a investigar uma alegada burla gigantesca ao Estado Angolano, supostamente cometida por empresários Portugueses com ligações a elementos do Banco Nacional de Angola (…)

(…) em causa estarão mais de 300 milhões de euros em pagamentos do BNA para produtos que nunca chegaram àquele país ou outros completamente fictícios, como limpa-neves (…)

[Publicado no 'DN']


01 June, 2011

E não só...




[Publicado aqui]


Leonard Cohen | Premio Príncipe de Asturias de las Letras




[Imagem: 'Web']



(…) Con esta decisión, el jurado de los galardones hace realidad una vieja amenaza de la Academia Sueca: conceder su máxima distinción literaria a un simple cantante de rock. A lo mejor el Nobel nunca acaba por recaer en Bob Dylan, pero sí ha merecido un Príncipe de Asturias el cantautor canadiense cuyas letras [Suzanne, Last year's man, So long Marianne, Joan of Arc. Famous Blue Raincoat o I'm your man] son leídas con la reverencia debida a las grandes obras de la literatura por generaciones de oyentes. (…)

[Publicado no 'El País']