30 July, 2010

Luís Melo




[imagem: 'Mensageiro Notícias']


Passavam de mil, pelo que li, os trabalhos a concurso na exposição 'Arte no Morrazo', na décima oitava edição que decorreu no Auditório Municipal de Cangas, na Galiza Espanhola, de 11 de Junho a 16 de Julho. De entre esses mil, foram distinguidos dois, no nível máximo, como se pode ler no excerto do relatório do Júri. Um dos dois, com o título 'Ainda Não', é obra de um conterrâneo nosso. De seu nome, Luís Melo. Por coincidência, irmão de uma grande amiga e por isso cunhado de um grande, grande amigo.



[imagem: 'Web']


Por estas e por mais uma data de razões, mas principalmente porque nunca foi nem será nunca 'cousa' pouca vencer entre mil, nem que seja num jogo qualquer a berlindes ou a feijões, não podia deixar passar um acontecimento destes sem dele deixar aqui notícia. Expressando por isso ao Luís Melo os meus mais sinceros parabéns pelo prémio conseguido. Parabéns que lhe serão pessoalmente transmitidos na primeira oportunidade em que a gente se encontre por aí. Um abraço.



[Link: 'Morrazo Tribuna']


29 July, 2010

Leones de la Alhambra



“Los 12 leones más emblemáticos de la historia del arte pueden volver a verse desde ayer, una vez que han finalizado los trabajos para su restauración que los han mantenido en los talleres del patronato desde 2007. Forman parte de una exposición en la cripta del Palacio de Carlos V de la Alhambra, donde permanecerán hasta final de año.

La restauración de los leones ha costado 1.200.000 euros, incluyendo los trabajos sobre la taza de la fuente. Durante los trabajos, no han sido pocos los descubrimientos realizados por los restauradores sobre las esculturas. En primer lugar, al quitar la gruesa costra de cal y microbios que recubría el mármol, se ha roto uno de los mitos que circulaban en torno a ellos. Los doce leones no son iguales. Son hermanos, pero no gemelos.

Los famosos felinos, que fueron construidos entre 1362 y 1391 por orden de Muhammad V, que los encargó a un taller de la zona en el que se empleó mármol de Macael (Almería), también guardaban otros secretos que han podido desvelarse."

[Publicação: 'El País']



[imagem: 'El País']

Dá gosto ver os vizinhos Espanhóis a cuidarem do [seu] património. Há poucos dias atrás foram também notícia as não menos conhecidas 'Tapeçarias de Pastrana', recentemente restauradas, e que serão dentro de dias expostas em Lisboa. Como não podia deixar de ser, nem que mais não fosse, por se tratar de Lisboa. Ainda hoje para algumas gentes, convém dizê-lo, a capital do Império. Seja lá o que isso for...

Hoje porém, porque tanto a 'raça' como as mentalidades são outras, é a vez dos 'Leões da Alhambra'. Enquanto isso, o 'luso' património, principalmente o edificado, vai-se alegremente degradando e caindo aos bocados, sem que as entidades e os responsáveis directos se mostrem com isso preocupados por aí além. Falta de verba, justifica-se quase sempre...


28 July, 2010

Questões de Velocidade...




[Publicação: 'Público']


Devemos desculpar-nos perante os nossos concidadãos, os 'outros', os do 'outro' Portugal, daquele Portugal a sério, o Portugal da Grande Lisboa, do Pequeno Porto e pouco mais, onde tudo acontece, onde tudo é possível, onde tudo se faz, onde nada falta. Ou quase.

Incluindo um monte de canais TV da 'ZON', 'MEO' e quejandos a que nós, Transmontanos, Beirões e Alentejanos, pagando embora mensalidade igual à dos 'outros', não temos acesso. Tal como não temos à Internet por fibra óptica a 200 MBps [como São Tomé, só vendo é que eu acredito] que é disponibilizada aos 'outros'. Os do 'outro' Portugal. Por aqui, como se vê por baixo, raramente se atingem 4 MBps com a 'Telepac' ou 8 MBps com a 'Netcabo'. Para 200, é só fazer a conta...

Devemos por isso desculpar-nos, porque somos sem dúvida nós, os Transmontanos, Beirões e Alentejanos, os filhos da puta do costume, os que estamos, neste caso, a contribuir de forma negativa para esta vergonha nacional que é o 9º lugar mundial na corrida dos MBps...



[imagem: 'Web']


Como o Azeite...





[Imagem: 'Web']


Ao contrário, os 'azeiteiros' acabam sempre no fundo. Mais cedo ou mais tarde. Questão de tempo...


24 July, 2010

Afinal são Dois!




[Imagem: 'Web Modificada']


Alvos! Como está escrito aqui...



[Imagem: 'Web']


21 July, 2010

BD.02 | Sistemas




[Imagem: 'Web']


20 July, 2010

Tal Pedro, tal Paulo...





Uma coisa a condizer com a outra. No país, do lado das estradas, a maior parte em [muito] mau estado. Aqui na cidade, do lado dos passeios, um de variadíssimos exemplos encontra-se na entrada das instalações da E.P. [Estradas de Portugal] na zona do 'Trinta', mesmo em frente ao edifício principal da Câmara de Bragança.

Entidade responsável nesta terra, como todo o munícipe contribuinte sabe, pela manutenção dos passeios públicos. Incluindo este.

E este, há anos que apresenta este estado vergonhoso. Será para a Câmara se vingar do desleixo da E.P.?!

Não se percebe...