30 November, 2011

Passado presente…




[Imagem: 'El País']



(…) Hace casi 45 años, un conocido fotógrafo francés de origen haitiano, Gérald Bloncourt, visitó los arrabales pobres de París y le hizo una foto a una niña morena al pie de la chabola en la que malvivía (…)

(…) La tituló "La petite portugaise" y pasó a simbolizar, tras ser reproducida en muchas exposiciones y publicaciones, las condiciones de vida de la emigración dura y miserable del Portugal de los años sesenta (…)

(…) muchos portugueses vuelven a emigrar para escapar de la crisis económica que ahoga el país (…)

[No 'El País']


27 November, 2011

Fado




[Imagem: 'Web']



(…) O fado é Património Imaterial da Humanidade segundo decisão hoje tomada durante o VI Comité Intergovernamental da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura [UNESCO] (…)

[No 'Sol']



(…) A partir de agora, o fado não é apenas a canção de Portugal, a canção de Severa, Marceneiro, Amália, Carlos do Carmo, Camané, Ana Moura e Carminho - é um tesouro do mundo. Um tesouro que fala de Portugal, da sua cultura, da sua língua, dos seus poetas, mas que também tem muito de universal nos sentimentos que evoca: a dor, o ciúme, a solidão, o amor (…)

[No 'Público']


26 November, 2011

25 November, 2011

Perfeitamente




[Imagem: 'Web']



(…) a má-fé de Maria João Brilhante, e em geral da gente do teatro, que ficou muito indignada com o Governo e com quem aprovou a redução dos subsídios e a demissão de Diogo Infante, como se os subsídios fossem intocáveis e o teatro merecesse um respeito especial, que não merecem, por exemplo, a saúde, o funcionalismo público ou as pensões (…)

(…) Passos Manuel, Garrett e também Herculano fundaram o D. Maria [o edifício é do "cabralismo"] precisamente para criar esse público e uma dramaturgia nacional. Não é segredo - e eles próprios se queixaram - que a experiência foi um duplo fracasso. A burguesia, ao contrário da burguesia francesa e até da espanhola, preferia o circo e o teatro popular; e a dramaturgia era imunda e desapareceu. Só 'Frei Luís de Sousa' acabou por ser adoptado como um "clássico". O que não chegava para uma companhia nacional. Durante o século XIX inteiro e a seguir, no século XX, o D. Maria atormentou os governos, que oscilavam entre o desprezo universal por aquela vergonha viva e a impossibilidade política de a extinguir. Basta ler os jornais do tempo para verificar. Claro que Maria João Brilhante finalmente mudará a história, se o Estado lhe der dinheiro (…)

[Vasco Pulido Valente, no 'Público']


Surdez, além da cegueira...




[Imagem: 'Web']



(…) “não há alternativa ao caminho” que o Governo está a seguir. “A austeridade tem de ser assumida como o caminho e a solução para o problema a que nós hoje chegámos”, insistiu Miguel Relvas, no final do dia da greve geral (…)

[No 'Público']



(…) O prémio Nobel da Economia em 2001 e antigo vice-presidente do Banco Mundial, Joseph Stiglitz, afirmou na quinta-feira que as políticas de austeridade constituem uma receita para "menos crescimento e mais desemprego" (…)

(…) Stiglitz considerou que a adopção dessas políticas "correspondem a um suicídio" económico (…)



24 November, 2011

A vez da Alemanha




[Imagem: 'Web']



(…) Durão Barroso ha tomado la decisión correcta al proponer en la Comisión Europea un debate sobre la conveniencia de los eurobonos, una iniciativa que defienden varios países de la eurozona y un número importante de economistas que analizan la crisis financiera europea (…)

(…) Por el contrario, Angela Merkel se equivoca políticamente al negar sentido al debate. Puede que tenga argumentos poderosos para oponerse a los eurobonos, incluso a la compra de deuda por parte del BCE. Pero Francia ya está tocada por la presión de los mercados y Sarkozy sabe muy bien que si Francia pierde la triple A de su deuda sus posibilidades de reelección disminuyen. Los intereses de Francia y Alemania empiezan a divergir. Que los tiempos empiezan a cambiar lo demuestra además el hecho de que solo haya podido colocarse la mitad de la última emisión de bonos alemanes a 10 años (…)

[No 'El País']


23 November, 2011

Um por todos...




[Imagem: 'Web']



(…) A Assembleia Regional da Madeira, por proposta do PSD ontem aprovada com votos contra de toda a oposição, decidiu que nos plenários “os votos de cada deputado presente são contados como representando o universo de votos do respectivo partido ou grupo parlamentar” (…)

(…) O PSD, cuja maioria absoluta está segura por apenas mais dois deputados, garante assim que nenhuma proposta da oposição venha a ser aprovada quando tiver algumas ausências na sua bancada (…)

[No 'Público']


19 November, 2011

17 November, 2011

Transmontanos de quem se fala… [12]




[Imagem: 'RTP']



(…) O empresário Vítor Raposo, alegadamente envolvido num negócio de compra de terrenos em Oeiras, associou-se em 2009 ao Fundo de Especial de Investimento Imobiliário [FEII] constituído para demolir o bairro do Aleixo, no Porto (…)

(…) Questionado pela Lusa, o Gabinete de Comunicação da Câmara do Porto esclareceu que "no momento actual a Espart tem 57,7 %, a CMP 19,3% e Vitor Raposo 23% (…)

(…) Vítor Raposo está a ser um dos alvos de uma investigação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal [DCIAP] que envolve também o advogado Duarte Lima e seu filho, Pedro Lima, por suspeitas de burla, branqueamento de capitais e outros ilícitos (…)

[No 'JN']


E a Alemanha que se cuide!




[Imagem: 'Web']



(…) Depois dos resgates à Grécia, Portugal e Irlanda e do crescente receio de que a Itália e a Espanha sigam o mesmo caminho, o efeito de contágio também voltou a perturbar a França e a Bélgica e está mesmo a ameaçar economias até agora intocáveis, como a Áustria e a Holanda (…)

[No 'Público']


Transmontanos de quem se fala… [11]




[Imagem: 'Web']



(…) Domingos Duarte Lima e o filho Pedro foram hoje detidos na sua casa, em Lisboa, que está a ser alvo de buscas (…)

(…) o advogado e ex-deputado do PSD e o filho foram constituídos arguidos por crimes de burla, branqueamento de capitais e fraude fiscal, no âmbito da investigação ao caso BPN (…)

(…) A detenção de Duarte Lima foi solicitada pelo DCIAP e validada pelo juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, Carlos Alexandre (…)

[No 'Sol']


12 November, 2011

11 November, 2011

Medidas, pois…




[Imagem: 'Web']



(…) "França, amiga da Grécia, continuará a dar o seu apoio e assistência para levar a bom porto as reformas estruturais, que permitam ao seu país recuperar o caminho da competitividade e do crescimento" (…)

(…) "Neste período crucial, quando tanto está em jogo, estou certo que estará decidido a tomar todas as medidas necessárias para que a Grécia continue a desempenhar plenamente o seu papel numa Europa forte e unida, fiel aos seus ideais" (…)

[Nicolas Sarkozy, ao novo primeiro-ministro da Grécia, no 'CdM']


Vê lá se acertas aqui…




[Imagem: 'El País']


Há dias assim...




[Imagem: 'Web']



(…) Cerca de 90 milhões de crianças no mundo têm gripe sazonal todos os anos, levando a um milhão de internamentos e 111 mil mortes, revela a revista The Lancet numa edição especial sobre o Dia Mundial da Pneumonia (…)

[No 'DN']


10 November, 2011

Seja então bem-vinda…




[Imagem: 'dulcepontes.net']



(…) É na pacata aldeia de Samil, no concelho de Bragança, que Dulce Pontes encontra inspiração para trabalhar no seu novo projecto musical. A cantora portuguesa deixou a zona de Setúbal e rendeu-se aos encantos do Nordeste Transmontano (…)

(…) Dulce Pontes já tinha ligações familiares ao concelho de Bragança, por parte do marido, e aliou a vontade de descobrir melhor a região designada por Reino Maravilhoso por Miguel Torga à proximidade a Espanha que lhe exige o novo projecto (…)



De disparate em disparate…




[Imagem: 'Web']



(…) A França e a Alemanha estudam um plano B para a crise do euro que passa por uma alteração radical da Eurolândia. A Zona Euro passa a ser mais pequena e com economias mais integradas. Com lugar garantido nesse pequeno grupo, além do eixo franco-alemão, estarão a Bélgica, a Holanda, o Luxemburgo e a Áustria. Expulsos serão os PIIGS [Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha], que tantas dores de cabeça têm dado a Paris e Berlim (…)

[No 'CM']


09 November, 2011

No limite da [in]decência




[Imagem: 'Web']



(…) No cabía esperar otra cosa. Silvio Berlusconi llegó a la política con el único objetivo de garantizarse la inmunidad judicial y hacer crecer su patrimonio personal. Y en los últimos diez años, de los cuales ha gobernado nueve, ha convertido a Italia en el país de la OCDE que menos ha crecido, solo por detrás de Zimbabue y de Haití, y en el que más se ha endeudado. Ahora los mercados, sus propios aliados y el Bundesbank le han dicho finalmente basta, pero él ha sido incapaz de hacer un último servicio a su malhadado país y a un continente que será siempre culpable de haberle tolerado todo, hasta los límites de la indecencia (…)

(…) Irresponsable hasta el último minuto, pensando solo en su propio pellejo, incapaz de tomar la decisión crucial [abrir la puerta de inmediato a un Gobierno técnico] que quizá ayudaría a Italia y a Europa a respirar un poco de aire, Berlusconi se ha mostrado en este final abyecto como lo que siempre ha sido. Un tirano banderas sin ética ni moral que ha manipulado el Estado de Derecho y las instituciones para su propio beneficio. Ahora solo cabe confiar en que se largue lo más deprisa posible, y que su catastrófico legado nacional no conduzca a la destrucción total de Europa, como hizo su adorado Mussolini (…)

[No 'El País']


Não haverá quem ponha este alorpado no sítio?!




[Imagem: 'Web']



(…) Alberto João Jardim decidiu dar tolerância de ponto para que os funcionários públicos possam assistir à sua tomada de posse como presidente do Governo Regional da Madeira (…)

[No 'iOnline']


Nebulosa, disse ele…




[Imagem: 'Público']



(…) O antigo ministro Armando Vara, que está a ser julgado no âmbito do processo "Face Oculta", disse hoje dispor-se a "colaborar com o Tribunal para o apuramento da verdade" e desmontar "a nebulosa" criada à sua volta (…)

[No 'DN']


05 November, 2011

04 November, 2011

Por muito que possa custar a muitos…




[Imagem: 'Web']



(…) Nada qualificava a Grécia para "entrar" na Europa [e a seguir, no euro], excepto o seu valor estratégico. Primeiro, como um "tampão" contra o expansionismo russo, depois como plataforma logística para qualquer eventual conflito no Médio Oriente (…)

(…) erro atrás de erro a Grécia apareceu sentada à mesa do euro, com a sua miséria e a sua voracidade, precisamente na altura em que já não era necessária (…)

(…) Fora o problema do contágio [sobre o qual há mil opiniões], a Itália, Espanha e Portugal não perderiam nada em pensar que a sua presença na UE também se deve a uma estratégia morta e enterrada - e se tornaram dispensáveis (…)

[Vasco Pulido Valente, no 'Público']


02 November, 2011

Transmontanos de quem se fala… [10]




[Imagem: 'Web']



(…) Milhões de Vara sob investigação (…)

(…) O antigo ministro terá depositado, entre 2008 e 2009, 2,3 milhões de euros. Mas só declarou 1,5 em rendimentos de trabalho e mais valias (…)

(…) a declaração de rendimentos de Armando Vara não coincide com o valor que foi depositado nas contas, existindo uma diferença de 800 mil euros (…)

(…) Este dinheiro não declarado pode levar o arguido do caso Face Oculta a responder pelos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais (…)